Viagem EcoAventura aos Açores 2014

1-Nov-2014   //   bgreenfestival   //   Notícias, Viagens

“Global Warning” foi o vídeo vencedor da categoria “Grande Prémio” da 4ª edição do bgreen // ecological film festival realizado por um grupo de alunas da escola Ole Vig Videregaende, da Noruega. Os vencedores do Grande Prémio foram premiados com uma viagem EcoAventura na ilha de S. Miguel, Açores.

O dia 23 de setembro marcou o ponto de partida para esta grande aventura ecológica, com a chegada à histórica cidade de Ponta Delgada. Foi a partir deste momento que tiveram o privilégio de “respirar” toda a pureza e tranquilidade características desta ilha.

Foi com uma alegria excecional e contagiante que percorreram 12 km envoltos em paisagens verdejantes e atentamente observaram algumas espécies nativas como a urze, a faia-da-terra, o loureiro e o azevinho, responsáveis pelos variadíssimos tons de verde que iam encontrando estendidos pelo horizonte, prestando especial atenção à alteração da flora nas diferentes altitudes que iam alcançando. O entusiasmo foi constante ao longo de todo o percurso, acentuando-se no momento em que alcançaram o ponto mais alto antes da chegada à imponente Lagoa do Fogo e perdurou na observação das extensões de terra verde sinuosa que terminam subitamente com o azul do mar.

A observação dos cetáceos em pleno Oceano Atlântico foi uma excelente forma de dar início ao segundo dia na ilha. O momento tão ansiado pelos vencedores foi surpreendente, não só pela observação dos cetáceos mas também pela experiência única de mergulhar em alto mar com os golfinhos.

A Lagoa das Furnas sobressaiu pela sua extensão. A curiosidade estava patente nos olhares dos alunos quando perceberam que por baixo dos montinhos de terra espalhados pelo chão estava a ser cozinhado o famoso Cozido das Furnas com o calor do solo geotérmico. As piscinas naturais de águas quentes são, sem dúvida, um dos prodígios da ilha, fazendo as maravilhas destas jovens, que se banharam nas águas cristalinas e lamas tonificantes da Poça da D. Beija.

Estes dias foram vividos intensamente pelos vencedores da quarta edição que estiveram 100% em contacto com a natureza, abrindo os seus horizontes para a necessidade de preservação do meio ambiente, através da perceção da qualidade de vida que a “Ilha Verde” proporciona aos seus habitantes e das experiências fantásticas e revigorantes que proporciona aos seus visitantes, reforçando a importância da preservação ambiental.

Sabias que…

Alguns recipientes de plástico, inclusive biberões, contêm um aditivo que serve para endurecer o plástico e torná-lo transparente. Quando a ligação química entre essa substância e o policarbonato do plástico se quebra, mistura-se no líquido contido no recipiente. Este fenómeno é acelerado quando se aquece o plástico. A maioria das pessoas aquece comida no microondas em caixas de plástico... Ainda se está a investigar o efeito que estas substâncias têm nos humanos, mas nos animais sabe-se que podem causar vários problemas de saúde.

Newsletter

Queres receber as mais recentes novidades do bgreen no teu e-mail? Então, inscreve-te já!