Viagem eco aventura aos Açores: respirar e sentir a natureza

17-Out-2013   //   bgreenfestival   //   Notícias, Viagens

O vídeo vencedor da categoria “Grande Prémio” da 3ª edição do Bgreen // ecological film festival foi “Lady Lancelot” da escola Vardafjell, Noruega. A equipa que realizou este spot foi premiada com uma viagem eco aventura a S. Miguel, denominada de Ilha Verde, com a duração de quatro dias.

No dia 9 de Setembro iniciaram a longa viagem que os levaria ao ponto de partida desta grande aventura ecológica, a cidade de Ponta Delgada. Foi a partir deste momento que tiveram o privilégio de “respirar” toda a pureza e tranquilidade características desta ilha. A observação dos cetáceos em pleno Oceano Atlântico foi uma excelente forma de dar início a esta grande aventura!

Foi com grande entusiasmo que percorreram 12 km envoltos em paisagens verdejantes e atentamente observaram algumas espécies nativas como a urze, a faia-da-terra, o loureiro e o azevinho, responsáveis pelos variadíssimos tons de verde que iam encontrando estendidos pelo horizonte, prestando especial atenção à alteração da flora nas diferentes altitudes que iam alcançando. O entusiasmo aumentou na chegada à Lagoa do Fogo e perdurou na observação das extensões de terra verde sinuosa que terminam subitamente com o azul do mar.

A Lagoa das Furnas sobressaiu pela sua extensão. A curiosidade estava patente nos olhares dos alunos de Vardafjell no momento em que içaram a panela envolta num saco de pano que se encontrava enterrada no solo geotérmico. Este prato tradicional confecionado no calor natural da terra foi bastante apreciado. As piscinas naturais de águas quentes são, sem dúvida, um dos prodígios da ilha, fazendo as maravilhas destes jovens, que se banharam nas águas cristalinas e lamas tonificantes da Poça da D. Beija. As águas termais da Caldeira Velha e os campos fumegantes, na Ribeira Grande, assim como a paisagem que os envolve proporcionaram também momentos excecionais.

Durante visita na fábrica-museu de Porto Formoso entenderam a relevância das plantações de chá naquela região, únicas no contexto Europeu, aprendendo a história do cultivo e a evolução da maquinaria utilizada, culminando numa prova de chá muito apreciada.

Foi, indubitavelmente, uma viagem que colocou os alunos de Vardafjell em contacto com a natureza, abrindo os seus horizontes para a necessidade de preservação do meio ambiente, através da perceção da qualidade de vida que a “Ilha Verde” proporciona aos seus habitantes e das experiências fantásticas e revigorantes que proporciona aos seus visitantes, reforçando a divisa: “Be responsible, Bgreen!”.

 

Sabias que…

Um grande poluente pode ser... um bebé? Todos os dias mais 50 milhões de fraldas descartáveis são deitadas no lixo e vão durar cerca de 500 anos a decompor-se. Como já poucas mães, mesmo as mais ecológicas, aceitariam voltar às fraldas de pano, já há marcas que produzem fraldas biológicas.

Newsletter

Queres receber as mais recentes novidades do bgreen no teu e-mail? Então, inscreve-te já!