Noruega vence Grande Prémio bgreen

22-Jun-2016   //   bgreenfestival   //   Eventos, Notícias

Melhores momentos | bgreen // ecological film festival 2016

 

A escola Charlottenlund, da Noruega, foi a grande vencedora 6.ª edição do bgreen//ecological film festival, um projeto da OFICINA – Escola Profissional do INA. A equipa de Charlottenlund abordou o tema do poder da natureza, sobre as ações que poderemos fazer para termos um planeta onde as energias limpas serão o nosso principal recurso. Os grandes vencedores foram premiados com uma Viagem EcoAventura aos Açores.

Com mais de 150 vídeos recebidos ao longo desta edição, a Grande Gala bgreen decorreu na Fábrica de Santo Thyrso e contou com a presença de mais de 30 escolas. Foi uma noite, em que para além do Grande Prémio bgreen, foram ainda atribuídos mais quatro prémios: Prémio Padre Alphose Luisier – Kung Fu Fighting, da OFICINA – Escola Profissional do INA (Santo Tirso, Portugal); Prémio Making Of – Experience  Nature, da escola Charlottenlund (Trondheim, Noruega); Prémio do Público – Dear Earth do Colégio San Jose Jesuitak Ikastetxea (País Basco, Espanha) e o Prémio Menção Honrosa – Há Pouco Mundo do Colégio D. Diogo de Sousa (Braga, Portugal).

Miguel Sá Carneiro, diretor pedagógico da OFICINA, considera que depois de seis anos, o bgreen está “a ultrapassar todas as expetativas e a atingir um novo grau de exigência e qualidade”. Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, considerou que a OFICINA é o exemplo de uma escola na linha da frente nas questões ambientais. “O modelo da OFICINA é um exemplo a ser seguido a nível local e municipal”.

Para além dos prémios bgreen, foram ainda atribuídos Diplomas de Participação a todas as escolas finalistas que, apesar de não terem levado um “Pinguim” para casa, obtiveram um excelente desempenho e estão, igualmente, de parabéns.

Relembramos que as escolas finalistas foram as seguintes: Alfacoop – Externato Infante D. Henrique; Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha; Colégio da Imaculada Conceição; Colégio Dom Diogo de Sousa; Ensiguarda – Escola Profissional da Guarda; Escola Artística de Soares dos Reis; Escola Digital; Escola Profissional Amar Terra Verde;  Escola Profissional Gustave Eiffel; Escola Secundária Castro Verde; Escola Secundária Emídio Navarro; Escola Secundária Fontes Pereira de Melo; Instituto das Artes e da Imagem; Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas; Instituto Técnico Artístico e Profissional; Centro Educativo La Merced y San Francisco Javier; Colegio Nuestra Señora del Recuerdo; Colegio San Ignacio; Jesuites Sant Gervasi – Infant Jesús; San Jose Jesuitak Ikastetxea; Lycée Félix Le Dantec; Kaunas jesuit gymnasium; Charlottenlund Videregående skole; Střední průmyslová škola stavební Valašské Meziříčí; Colégio Catarinense; Colégio Loyola; Colégio Marista Paranaense; Colégio Medianeira; Colégio São Francisco de Sales; Instituto Patria Tercer Milenio A.C.; Instituto Tecnológico San Ignacio de Loyola; Unidad Educativa Colegio San Gabriel.

Reveja os melhores momentos desta edição na nossa galeria fotográfica e, brevemente, em vídeo.

Sabias que…

Se num dia aquecer apenas a água de que realmente precisa, poupava energia suficiente para acender todos os candeeiros de rua de Portugal.

Newsletter

Queres receber as mais recentes novidades do bgreen no teu e-mail? Então, inscreve-te já!