bgreen surpreende Parque da Devesa

15-Jun-2015   //   bgreenfestival   //   Eventos, Notícias

Sob o lema, Be The Hero, decorreu a Grande Gala da 5ª edição do bgreen // ecological film festival, promovido pela OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’ Alvres.

O evento teve lugar no Parque da Devesa em Vila Nova de Famalicão e os grandes vencedores da noite foram os alunos de Charlottenllund da Noruega com o spot Bottle on an Adventure. Para a equipa norueguesa, o Grande Prémio BGREEN foi o culminar de ano de trabalho sobre as questões ambientais. Para Tore Vollan Marthinsen, aluno da escola de Charlottenlund, o Grande Prémio bgreen // ecological film festival foi desde logo uma surpresa. “Quando concorremos, o nosso objetivo, em primeiro lugar, não passava por um ganhar prémio, mas construir uma mensagem que nos provocasse a estar mais atentos ao ambiente”. Os grandes vencedores da noite foram premiados com uma Viagem EcoAventura aos Açores.

Com mais de cem vídeos a concurso, a gala contou com a maior presença internacional de sempre com alunos e professores oriundos de Espanha, Suécia e Noruega. Para além da comitiva estrangeira, o evento teve, ainda, a presença de escolas de Lisboa, Viseu, Porto, Braga e Vila Nova de Famalicão, entre outras.

Para o vereador da educação de Vila Nova de Famalicão, Leonel Rocha, o bgreen é uma iniciativa a seguir no contexto educativo português. “O bgreen representa a capacidade de uma escola conseguir não só formar profissionais no campo de audiovisual, mas também educar para as questões ambientais.”

Miguel Sá Carneiro, diretor pedagógico da OFICINA, salientou “a importância do bgreen enquanto instrumento de mobilização e participação ativa da escola e dos jovens europeus em problemas tão graves e complexos como são as questões ecológicas. O dinamismo, a alegria e o empenho dos jovens na defesa do ambiente fica bem evidenciado neste festival, bem como, nas restantes atividades desenvolvidas no âmbito da Eco-Escola, da qual a Oficina é membro. Os meios audiovisuais são um instrumento de comunicação privilegiado, e o bgreen confirma, mais uma vez, a urgência e a importância em dar aos jovens o protagonismo que merecem no uso desses meios na defesa do ambiente. Importa ainda destacar que estes objetivos estão em linha com os valores promovidos pela Companhia de Jesus.”

Para além da criação de spots vídeo, o bgreen envolveu, ao longo do ano, mais de 100 jovens em ações de sensibilização para as boas práticas ambientais. Para Sofia Mendes, coordenadora do bgreen, os jovens estão cada vez mais conscientes para a necessidade de cuidarmos do planeta. “É com uma enorme satisfação que vemos mais de cem jovens da OFICINA a participar nas atividades do projeto social. Importa destacar que, para além das questões ambientais, a dimensão social do bgreen visa fomentar para a solidariedade, para o compromisso e para o serviço”.

Desenvolvido em parceria com a Quercus, Direção geral dos Estabelecimentos Escolares, o Governo Regional dos Açores, a Agência Portuguesa do Ambiente, as Câmaras Municipais de Santo Tirso e de Vila Nova de Famalicão e o Novo Banco, a noite contou com a presença dos Misfits, um grupo de jovens dançarinos semifinalistas no concurso Got Talent. Numa transmissão em direto para todo o mundo, a gala contou com mais de mil pessoas no Parque da Devesa.

Entretanto, poderão ficar a conhecer os vídeos premiados e ver, ou recordar, os melhores momentos do evento através da galeria fotográfica.

O bgreen agradece a todos os que acompanharam o projeto ao longo deste 5º ano, na esperança de poder contar com a vossa motivação e dedicação na 6ª edição!

Até à próxima edição do bgreen // ecological film festival, em 2016!

Sabias que…

Quase 80% das florestas que ainda restam ficam no terceiro mundo, e um terço fica na Rússia e no Brasil.

Newsletter

Queres receber as mais recentes novidades do bgreen no teu e-mail? Então, inscreve-te já!