12ª Edição do BGREEN

3-Nov-2022   //   bgreenfestival   //   Notícias

O bgreen // ecological film festival é um grande projeto internacional que, ao longo das últimas onze edições, já contou com a participação de 28 países.

O festival BGREEN consiste na realização de pequenos vídeos, criados por estudantes com idades entre os 13 e os 21 anos, sobre temas ligados às questões ecológicas.

“License to Heal” é o mote  inspirador escolhido para a edição deste ano. 

Desta forma, o BGREEN pretende colocar o foco na importância de cuidar e curar as feridas causadas pela Pandemia e pela Guerra, no Planeta e nas Relações Humanas. Quanto mais nos afastamos da Natureza, mais nos afastamos da essência da Humanidade e contribuímos para um Planeta doente. É urgente quebrar este ciclo e reconectarmo-nos com a Natureza, numa visão holística e integradora.

Associado a este mote, sugerimos os seguintes subtemas que poderão ser trabalhados nos spots deste ano: o Impacto da Guerra no Ambiente; o Uso do Plástico e soluções para a sua substituição; a Natureza como fonte de equilíbrio; a Natureza como elemento curativo; a Ecologia Integral. 

Nesta edição do BGREEN voltam a existir duas categorias: 

  • BGREEN JÚNIOR – para alunos(as) com idades entre os 13 e 14 anos (em Portugal, alunos(as) do 8º e 9º anos de escolaridade ou equivalente);
  • BGREEN – para jovens com idades entre os 15 e os 21 anos (ensino secundário/ensino profissional).

A si, caríssimo/a Diretor/a, pedimos que partilhe esta informação com os professores da sua escola ou agrupamento de escolas, a fim de que possam dinamizar os/as alunos/as para este desafio. Num momento em que tantos desafios nos são impostos, consideramos que o BGREEN continua a ser uma forma de estimular a esperança e a resiliência entre os mais jovens.

Aguardamos, com muita alegria e expectativa, os spots até ao dia 21 de Abril de 2023.

Sabias que…

Um grande poluente pode ser... um bebé? Todos os dias mais 50 milhões de fraldas descartáveis são deitadas no lixo e vão durar cerca de 500 anos a decompor-se. Como já poucas mães, mesmo as mais ecológicas, aceitariam voltar às fraldas de pano, já há marcas que produzem fraldas biológicas.

Newsletter

Queres receber as mais recentes novidades do bgreen no teu e-mail? Então, inscreve-te já!